OUTUBRO ROSA COMEÇA COM FORÇA EM PESQUEIRA

A sensação de incerteza, angústia, medo e até desespero, que começa em um consultório médico com o diagnóstico positivo de câncer de mama, pode ter um final feliz para muitas pacientes.

Hoje, começou a campanha Outubro Rosa, que simboliza a luta pela prevenção do câncer de mama e do colo do útero. No Posto de Saúde Adalberto de Castro, por trás do Mercado de Farinha, em Pesqueira, a equipe de Saúde realizou um Mutirão de Atendimento, que contou com mamografia, exames ginecológicos e avaliação odontológica. Centenas de pessoas foram atendidas.

“O mutirão continua nesta segunda-feira, das 7h às 14h, e as mulheres devem levar CPF, identidade e Cartão do SUS para serem atendidas. É uma ótima oportunidade de evitar os “fantasmas da dúvida” e prevenir problemas de saúde futuros”, destacou Erika Costa, Agente de Saúde ligada ao posto.

O Outubro Rosa segue durante todo o mês em várias unidades de Saúde de Pesqueira, mas a Secretário de Saúde, Lucival Almeida, alerta para a busca de tratamento o quanto antes. No Posto Adalberto de Castro, as pacientes que participaram do mutirão ficaram satisfeitas com o atendimento, que foi realizado por médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes de Saúde.

CAMPANHA – Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de outros problemas de saúde. O movimento, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.

“O movimento ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, ressaltam Ana Angélica e toda a equipe do Posto Adalberto de Castro.

(Texto: Flávio J Jardim)

WhatsApp Image 2017-10-03 at 18.48.02

SEM COMENTÁRIO