DestaqueSaúde

Coveiros ganham ( EPIs ) equipamentos de proteção para trabalhar no cemiterio

Coveiros do cemitério local ganham equipamentos ( EPIs) . Recentemente postaram uma foto com os Servidores deste local recebendo um caixão sem os equipamentos de proteção que dever ser usados por conta da pendência que se alastra peço país.

Veja nota abaixo publicada pelo administrador do Cemitério Cristo Rei

Caros pesqueirenses, em nome da administração do Cemitério Municipal Cristo Rei, venho a público informar que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é uma medida rotineira adotada por está unidade para a segurança dos nossos funcionários. As medidas de proteção para os coveiros acontecem desde antes dessa pandemia instalada em todo o país. Reforço que todos os profissionais já receberam os seus equipamentos de proteção, desta vez, visando a segurança específica para sepultamentos de qualquer natureza em meio a esse período de calamidade, inclusive para casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus que possam vim a acontecer em nosso município.

Da redação com redes Sociais

Circulam nas redes sociais fotos de profissionais funerários com indumentária de segurança (Equipamento de Proteção Individual – EPI) e áudios fazendo referência a um sepultamento realizado hoje (16/04) no cemitério público de Pesqueira. O paciente em questão tinha 87 anos, com patologia cardíaca crônica (Hipertensão Arterial Sistêmica), além de pneumonia bacteriana detectada a partir de exames laboratoriais e septicemia. O paciente NÃO era suspeito de COVID-19 (Coronavírus).

 Em função da pandemia de COVID-19, todos os sepultamentos e velórios devem seguir determinados protocolos e orientações da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde em casos que o falecido apresente SRAG (Síndrome Respiratória aguda Grave), seja um caso suspeito ou confirmado de COVID-19. No caso de hoje, o paciente NÃO era suspeito de COVID-19, mas por apresentar SRAG, o protocolo de sepultamento teve que ser adotado.

Ressaltamos que as informações contidas nos prontuários médicos e obituários são sigilosas e que as mesmas estão sendo divulgadas com autorização de parente responsável.

A Prefeitura de Pesqueira, através de todas as suas secretarias, está totalmente empenhada na contenção do Coronavírus no município e a proteção da população. Pedimos encarecidamente que não repassem informações sem a devida checagem. Repassar fakenews além de crime, não contribui para o enfrentamento do COVID-19.

Geraldo Majela

Deixe um comentário