DestaqueReligião

Segunda-feira, 12 de outubro Disciplina a longo prazo

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo. Provérbios 13:24.

Tudo o que aprendemos sobre disciplina começa em casa. Quem foi criado sob o guarda­-chuva de pais sábios, amorosos e firmes foi abençoado com um legado para a eternidade. A disciplina é um princípio fundamental de uma educação sólida e saudável. É dever dos pais disciplinar os filhos. O que se aprende na infância jamais é esquecido.

As palavras “discípulo” e “disciplina” têm a mesma raiz. Referem-se a princípios que precisam ser ensinados desde a infância para que se construa uma vida interior em plena ordem. Filhos que recebem essa bênção são impelidos desde cedo a seguir pelo caminho do dever. O que traumatiza uma criança não é a disciplina, mas a negligência. A “vara da disciplina” (Pv 22:15) está fazendo muita falta hoje em dia!

Ellen White diz que “o maior mal que se pode fazer a uma criança ou jovem é consentir que se renda à escravidão dos maus hábitos” (Educação, p. 291). Os pais ensinam aos filhos quer queiram quer não. As ações ensinam mais que as palavras.

No livro de Provérbios, a disciplina dos filhos é um assunto recorrente. As lições de boas maneiras ensinadas em casa ajudam a fixar os limites da vida. O sábio disse: “Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá” (Pv 23:13).

Essa é uma forma de dizer que deve haver equilíbrio na aplicação da disciplina. No entanto, a correção física tem base bíblica. Cada pai terá que prestar contas a Deus por seu uso, mau uso ou desuso. “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Pv 29:15). O filho indisciplinado envergonha todo mundo, não somente seus pais.

Quem foi disciplinado na medida certa entra na corrida com uma grande vantagem. Se sonhamos atingir nosso mais alto potencial, precisamos de disciplina em nossa vida. Deus é nosso discipulador e disciplinador. Aceitando Sua orientação e direção, estaremos no caminho do verdadeiro sucesso na vida.

Geraldo Majela

Deixe um comentário