DestaquePesqueiraPolítica

TSE SUSPENDE JULGAMENTO DO CACIQUE MARCOS E IRÁ AGUARDAR A DECISÃO DO STF

Em sessão plenária online desta quinta-feira (05), o Tribunal Superior Eleitoral suspendeu, novamente, o julgamento da inelegibilidade do candidato eleito do partido Republicanos de Pesqueira, Cacique Marcos.

A primeira suspensão ocorreu no final de Dezembro de 2020, quando o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, suspendeu quatro casos de candidatos que tentam garantir diplomação e posse com base em decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ADI 6630 do STF, o ministro Kassio Nunes Marques deu liminar para excluir o termo “após o cumprimento da pena” do prazo de inelegibilidade. Após receber recurso da Procuradoria-Geral da República contra sua decisão, o Ministro abriu prazo para o PDT – autor da ação – se manifestar.

A expectativa, agora, é pela decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a alteração – ou não -do trecho da lei da ficha-limpa. Se o trecho for retirado, o Cacique Marcos, atual secretário de governo e candidato eleito com 51,6% dos votos válidos no pleito de 2020, assumirá a Prefeitura Municipal de Pesqueira até 2024.

Da redação com informações do TSE.

Geraldo Majela

Deixe um comentário