DestaquePolítica

CACIQUE MARCOS FOI NOMEADO ASSESSOR ESPECIAL DO MINISTÉRIO DOS POVOS ORIGINÁRIOS

Esta quarta-feira (11/01) entrou pra história da República Federativa do Brasil, pois foi neste dia que a ex-coordenadora da APIB e deputada federal eleita pelo estado de São Paulo, Sônia Guajajara, tomou posse como a 1ª ministra indígena do Brasil.
Em sua posse, a ministra dos povos originários nomeou o pesqueirense Marcos Luidson de Araújo, o Cacique Marquinhos Xukuru, como Assessor Especial do ministério. Uma nomeação que encheu a cidade de Pesqueira de orgulho.
O Cacique Marquinhos foi eleito prefeito do município de Pesqueira no ano de 2020, mas o candidato do partido Republicanos não pôde assumir o poder executivo municipal, pois o TRE-PE impugnou a sua candidatura pelo crime de incêndio. A Prefeitura foi administrada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Bal de Mimoso, até que o TSE confirmou a decisão do TRE-PE e a cidade teve que passar por eleições suplementares. Apoiado abertamente pelo Cacique Marcos, então secretário de governo e planejamento, Bal de Mimoso teve uma vitória esmagadora e assumiu o poder executivo definitivamente.
Agora, o Cacique Marcos estará atuando na capital federal e a população pesqueirense torce pelo seu sucesso em mais um desafio da sua trajetória política.
Geraldo Majela

Deixe um comentário