DestaqueEsporte

Brasileiros brilham nos 10 Km do Sul-Americano de Cross Country em Poços de Caldas

Os brasileiros Fábio Jesus Correia (São Paulo/Kiatleta-SP) e Maria Lucineida Moreira (AAPD-PE) conquistaram os títulos da categoria adulta do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputado na manhã deste domingo (22), num circuito totalmente gramado, no Parque Ecológico da Zona Sul, bem próximo do aeroporto municipal de Poços de Caldas. Com as vitórias, os dois garantiram participação no Campeonato Mundial de Bathurst, na Austrália, no dia 18 de fevereiro.

Fábio e a Lucineida correram muito bem os 10 km – cinco voltas no circuito de 2 km – e como campeões continentais eles terão viagem e hospedagem na Austrália totalmente bancadas pela World Athletics (WA).

Brasileiro mais bem colocado na São Silvestre (4º), no dia 31 de dezembro, em São Paulo, e na Corrida de Reis (3º), no dia 15 de janeiro, entre Várzea Grande e Cuiabá (MT), Fábio vive desde o início do início do ano exclusivamente do atletismo. Ele foi contratado oficialmente como atleta do São Paulo/Kiatleta e deixou o trabalho de coletor de lixo na Ecourbis.

No feminino, a pesqueirense Maria Lucineida fez uma corrida conservadora nos três primeiros quilômetros. Depois partiu com tudo para completar a distância em 39:30. A colombiana Laura Gerardin Cusaria levou a medalha de prata, com 40:05, seguida de Jéssica Ladeira Soares (FECAM/ASSERCAM-PR), com 40:09.

Com o resultado, a atleta paraibana de 21 anos conquistou o bicampeonato sul-americano – foi campeã também em 2022 em Serra (ES). Lucineida, assim como Fábio, está buscando um novo patamar no esporte. A fundista está de mudança de Pesqueira (PE) para Bragança Paulista (SP), onde treinará presencialmente com Clodoaldo Lopes do Carmo – vai ser registrada, nas próximas semanas, pelo EC Pinheiros.

Único com delegação completa, o Brasil foi campeão por equipes no masculino, com 19 pontos, e no feminino, com 16.

FM onda de Poços.

Geraldo Majela

Deixe um comentário