Esporte

Copa do Brasil tem importante mudança de regulamento para 2024

Crédito: Divulgação/CBF

Alteração faz com que time tradicional corra o risco de ficar de fora da próxima temporada do torneio.

A CBF fez importante alteração no regulamento da Copa do Brasil e pode complicar alguns tradicionais times do país. A mudança se dá na forma de classificação para o torneio. Até 2023, os clubes se classificavam através do ranking nacional. A partir de 2024, não mais.

Para definir os classificados para a Copa do Brasil a partir de 2024, a CBF vai utilizar o ranking das federações e não mais dos clubes. Sendo assim, o desempenho no Estadual influencia diretamente na próxima temporada do torneio.

A alteração pode fazer com que o Vitória, tradicional clube do país, fique de fora da Copa do Brasil 2024. Isso porque o Rubro-Negro sequer se classificou para as semifinais do Campeonato Baiano e, para a Bahia, a CBF reservou apenas três vagas. Duas vão para o campeão e o vice. Já a terceira caberá decisão da própria federação.

Na atual temporada, dez clubes se classificaram à Copa do Brasil através do ranking nacional, sendo três deles da Série A. São eles: América-MG, Bahia e Santos. Os demais foram: Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta.

Rio de Janeiro e São Paulo são as federações com mais vagas. São seis para cada via competições nacionais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná ficam com cinco. Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, três. E os demais terão apenas duas.

Quem não conseguir se classificar pelo novo formato, terão outras chances através dos títulos nacionais. Vale lembrar que 12 vagas dão direito aos clubes a entrarem diretamente na terceira fase. As condições são: representantes do país na Libertadores, atual campeão da Copa do Brasil, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.

Torcedores.com

Crédito: Divulgação/CBF
Geraldo Majela

Deixe um comentário