Política

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL LEVA PROGRAMA ELEITORA E ELEITOR DO FUTURO PARA ALDEIA DO POVO XUKURU

O Programa Eleitora e Eleitor do Futuro se propõe a desenvolver ações que têm como objetivo capacitar e mobilizar jovens e futuros eleitores do Estado de Pernambuco ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado. Pela primeira vez, desde sua criação em 2006, o programa foi realizado em um território indigena.
Aconteceu nesta quinta-feira (15), na Escola Estadual Indígena Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, na aldeia Vila de Cimbres, zona rural de Pesqueira. Estiveram presentes na ocasião o presidente do tribunal, desembargador André Guimarães, e a diretora da EJE, desembargadora eleitoral Virgínia Gondim, que foram recepcionados por diversas lideranças da comunidade indígena.
Logo na abertura do evento, houve o ritual sagrado do povo Xukuru do Ororubá. Em seguida, foi feita uma apresentação da trajetória do povo por meio de uma “encantação de história”, além de várias apresentações culturais. Os estudantes que participam desta edição do programa Eleitora e Eleitor do Futuro estão cursando o ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos.
Um dos objetivos do projeto é despertar nos jovens interesse pela participação política como caminho para fortalecimento da cidadania.
Geraldo Majela

Deixe um comentário