DestaquePesqueira

PROJETO PROMOVE VIVÊNCIA EM ARTES VISUAIS PARA MULHERES DA ALDEIA PEDRA D’ÁGUA

📸 Foto: Divulgação

O projeto Troca de Saberes, patrocinado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), proporcionará a mulheres da Aldeia Pedra D’água, no território Xukuru do Ororubá, aqui em Pesqueira, três dias de vivência em Artes Visuais. O projeto aconteceu também, entre 30/06 e 02/07, com mulheres indígenas das Aldeias Saco dos Barros e Brejo dos Padres, no território Pankararu, Jatobá-PE (Sertão de Itaparica).

A vivência pretende promover espaço de interação, no qual as mulheres possam trocar saberes e experiências, refletindo sobre o ser mulher, as relações de afetos individuais, entre mulheres, familiares e comunitárias e demais temas transversais trazidos pelos grupos.

Para as artistas Bruna Pedrosa e Amandine Goisbault, idealizadoras do projeto, essas experiências representam, além da apresentação da ferramenta dos mapas afetivos às mulheres dos territórios, o aprender com elas, reconhecendo a criatividade que pulsa nesses lugares e a potência das mulheres locais. A vivência e as trocas serão base para a construção coletiva de um produto artístico – o mapa afetivo, utilizando técnicas como desenho, mosaico e bordado livre sobre tecido.

O projeto resultará também na realização de um mini documentário com registros da vivência, vídeo que contará com acessibilidades (audiodescrição, LSE e Libras).

SERVIÇO:

TROCA DE SABERES – Mapas Afetivos | Terrítório Indígena Xukuru do Ororubá

DATAS: 14, 15 e 16/07/ 2023

LOCAL: CASA DE SEMENTES MÃE ZENILDA, ALDEIA BOA VISTA

TERRITÓRIO INDÍGENA XUKURU
DO ORORUBÁ (PESQUEIRA – PE)

🗞️ Por: Diário de Pernambuco

📸 Foto: Divulgação
Geraldo Majela

Deixe um comentário