DestaquePesqueira

TIRO DE GUERRA DE PESQUEIRA RECEBE O “PROJETO CORDEL NA ESCOLA” QUE VISA MANTER VIVA A CULTURA POPULAR NORDESTINA

Os atiradores do Tiro de Guerra 07-006 (TG 07-006) tiveram uma aula espetáculo. Foi o Cordel na Escola, coordenado pelo poeta cordelista Diosmam Avelino, com a participação da professora Jaísa Maciel, da Escola Estadual Professor Arruda Marinho. O projeto mantém viva a cultura popular nordestina, divulgando os saberes impressos nos folhetos do cordel.

Os atiradores puderam conhecer um pouco da história do cordel, os principais expoentes desse estilo literário e como produzir os poemas por meio de ferramentas práticas, eficientes e relevantes para aplicação do cordel retratadas em versos, rimas, métricas e oralidade.

A Literatura de Cordel, manifestação da cultura popular brasileira, nasceu no Nordeste. Originalmente, os poemas de cordel eram vendidos em feiras, onde ficavam à mostra da população pendurados em cordéis ou barbantes. O Cordel adquiriu força no século XX, sobretudo entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.

O chefe de instrução do TG 07-006, Primeiro-Sargento Erik Pereira, evidenciou o momento, afirmando que além de trazer o conhecimento sobre a Literatura de Cordel, preservando as raízes da cultura local, a atividade proporcionou a interação entre os atiradores.

Perfil do palestrante

Diosmam da Silva Avelino é natural de Buíque, mas mora em Pesqueira há mais de 10 anos. Possui dezenas de cordéis publicados, ministra oficinas de literatura de cordel e de artesanato em jornal, é idealizador de vários projetos. Assíduo participante de antologias, saraus, eventos, foi integrante da Sopoeses – Sociedade de Poetas e Escritores de Pesqueira. Participou do filme “O Matador”, disponível na Netflix.

Fonte: TG 07-006 Pesqueira

🗞️ Por Marcelo Barros, via Exército Brasileiro

Geraldo Majela

Deixe um comentário