De acordo com o Inep, 26,9% dos 218.868 inscritos no estado não compareceram aos locais dos testes no domingo (5). Índice de abstenção foi menor que o de 2022.
Dos 218.868 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em Pernambuco, 58.875 faltaram ao primeiro dia de provas, no domingo (5). Isso corresponde a 26,9% dos candidatos que se inscreveram no estado. No país, o índice de abstenção foi de 28,1%.
Neste ano, o índice de ausência do primeiro dia foi menor do que o de 2022, quando 27% dos candidatos faltaram na prova impressa e 48,3% na versão digital. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Show de samba – Um show de samba animou estudantes que foram fazer a prova na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. No repertório, a banda cantou clássicos do pagode e versões de músicas de outros ritmos, como sucessos de bandas como Mamonas Assassinas.
Mães ficam na calçada à espera das filhas – Para que as filhas não se sentissem sozinhas durante o primeiro dia de provas, algumas mães aguardavam no lado de fora da Unicap, esperando as estudantes concluírem a maratona de questões. Ao g1, elas contaram que ficaram no local a pedido das próprias filhas.
Calor de 36°C – Além do nervosismo, os estudantes de Petrolina, no Sertão do estado, enfrentaram mais um desafio: as altas temperaturas. No domingo, os termômetros da cidade marcavam 36°C. Para aguentar o calor, os candidatos focaram na hidratação.