DestaquePesqueira

UNIDOS PELA REGIÃO: PREFEITOS SE REÚNEM PARA DEBATER CRISE FINANCEIRA NOS MUNICÍPIOS

Na manhã da última sexta-feira (03), os prefeitos dos municípios pernambucanos de Águas Belas (Luiz Aroldo, PT), de Alagoinha (Uilas Leal, PSB), Arcoverde (Wellington da LW, MDB), Pedra (Júnior Vaz, Avante), Pesqueira (Bal de Mimoso, Republicanos) e Venturosa (Dr. Eudes, PL) se reuniram na cidade de Arcoverde-PE para debater sobre a crise orçamentária enfrentada pelos municípios com as constantes quedas no ano de 2023 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), não pagamento das Emendas Parlamentares por parte do Governo Federal e não recebimento dos recursos do Governo do Estado.

A crise financeira enfrentada pelos poderes executivos dos municípios tem causada transtornos aos gestores, pois tem causado atrasos nas folhas de pagamentos do quadro de funcionários, aqueles que mantém a máquina pública em pleno funcionamento em benefício da população, seja contratado ou efetivo, aos fornecedores e início e/ou conclusão de obras.

Em um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais, os prefeitos fizeram o uso da palavra para externar as suas preocupações com o orçamento. Muitos deles já reduziram os próprios salários, demitiram centenas de colaboradores e reduziram gastos com materiais administrativos, mas as contas ainda seguem desequilibradas devido, sobretudo, ao não cumprimento das obrigações por parte do presidente Luís Inácio Lula da Silva e a queda de arrecadação.

“Estávamos discutindo sobre os recursos que não estão chegando nos municípios, como o FPM, recursos do Estado e as Emendas Parlamentares. O presidente fez um vídeo dizendo que estava mandando recursos e que nenhum município iria ficar sem receber o mesmo recurso que recebeu em 2022. A previsão que esse recurso chegue no final do mês de Dezembro, ainda assim, esse recurso não será suficiente para o ano de 2023”, disse Bal de Mimoso.

“Debatemos os problemas para juntos tentar construir soluções para os nossos municípios nesse momento de tanta dificuldade”, declarou Uilas Leal.

Os demais prefeitos também lamentaram as grandes dificuldades para prestar serviços de qualidades à população.

Geraldo Majela

Deixe um comentário