DestaquePesqueira

ENTIDADES INDIGENAS EMITEM NOTA DE REPUDIO CONTRA VEREADOR QUE TERIA ZOMBADO DE SUA DANÇA ” CRENÇA RELIGIOSA” TORÉ

Nota Pública de Repúdio do Povo Xukuru do Ororubá

Nós, povo Xukuru do Ororubá, bem como nossas instâncias internas de organização sociopolítica e os colegiados autônomos dos Povos Indígenas, com o apoio de entidades indigenistas, vimos por meio desta nota explicitar nosso repúdio a qualquer postura racista, preconceituosa e depreciativa em relação à cultura indígena do Povo Xukuru do Ororubá e de qualquer população tradicional do Brasil.
Tendo em vista o pleito eleitoral que está por se consumar no município de Pesqueira e em todos os outros que estão dentro da jurisdição territorial do Brasil, se faz necessário o máximo de responsabilidade, sobretudo por parte daqueles que estão se submetendo ao sufrágio universal. O fato aqui descrito é ainda mais grave, pois trata-se de um parlamentar que exerce a vereança no município, que além de praticar tais atos criminosos, incita segundos e terceiros a fazê-los, como foi veiculado nas redes sociais de Pesqueira na última semana.
O vereador Lenivaldo Soares dos Santos, popularmente conhecido no município de Pesqueira como Leni de Mimoso, do DEM de Pesqueira, em companhia de alguns de seus correligionários, produziu nas ruas de nossa cidade uma cena grotesca de tentativa de ridicularização não apenas do candidato a prefeito Marcos Luidson de Araújo, mas contra todo o povo Xukuru. O Toré faz parte das culturas indígenas predominantemente do Nordeste, sendo um dos mais importantes rituais sagrados e uma das principais expressões de nossas religiosidades. Manifestamos veementemente nosso repúdio em relação a essa tentativa torpe e hostil de ridicularizar e escarnecer o sagrado, as religiões indígenas.
A manifestação preconceituosa atenta não só contra o povo Xukuru, mas contra todos os povos indígenas que têm no toré a expressão de sua cultura, com flagrante violação da Constituição Federal, que afirma que “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais (art. 215 CF/88)”, sendo dever de todos os cidadãos, especialmente daqueles que exercem cargo público, respeitar e valorizar a diversidade étnica e regional da sociedade brasileira.
É preciso que todos e todas saibam distinguir o candidato à Prefeitura do município de Pesqueira, Marcos Luidson de Araújo, da Cacique do Povo Xukuru do Ororubá e expressiva liderança do Movimento Indígena Nacional, do cidadão, que no uso de seus direitos, pode pleitear a candidatura ao cargo de Prefeito do Município de Pesqueira, assim como qualquer outro cidadão pesqueirense.
Reafirmamos nossa luta contra os preconceitos de qualquer natureza e motivação. Lutamos e continuaremos lutando para que a Democracia seja de fato exercida com responsabilidade por todos e todas, independentemente de cor, raça, credo ou orientação sexual e também política.
Exigimos da Câmara de Vereadores Anísio Galvão, da Prefeitura Municipal de Pesqueira, do Diretório Municipal do DEM/Pesqueira uma manifestação pública de repúdio a esse ato, bem como solicitamos providências legais aos órgão de controle, especialmente ao Ministério Público Eleitoral, para que tome as providências cabíveis em relação a este ato de explícito preconceito religioso por parte dessas pessoas, especialmente do referido vereador.
Os Movimentos Indígenas e Indigenistas prezam pela Democracia, pela liberdade de expressão, mas também, e sobretudo, pelo respeito entre as sociedades, sejam elas quais forem. E nesse sentido, lamentamos profundamente que um representante do povo tenha tal posicionamento, o que contrariamente ao seu ato, deveria ter como base de seu trabalho, lutar incessantemente pelos direitos das populações, sejam eles fundamentais ou sociais, todos descritos na Carta Magna Brasileira de 1988.
Povo Xukuru do Ororubá
Pesqueira, Pernambuco
Outubro de 2020

Assinam esta Nota de Repúdio as seguintes entidades:

* Conselho de Lideranças do Povo Xukuru
* Conselho de Professores Indígenas Xukuru do Ororubá – COPIXO
* Associação da Comunidade Indígena Xukuru – ACIX
* Conselho Indígena de Saúde Xukuru do Ororubá – CISXO
* Conselho de Juventude – POYÁ LIMOLAYGO
* Conselho de Mulheres Xukuru
* Equipe Técnica de Relação e Manejo com a Terra, Natureza e Meio Ambiente – JUPAGO KREKÁ
* Comissão de Professores e Professoras Indígenas de Pernambuco – COPIPE,
* Conselho Indigenista Missionário – CIMI (Regional Nordeste),
* Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo – APOINME,
* Rede de Monitoramento dos Direitos Indígenas em Pernambuco – REMDIPE
* Organização Indígena Tronco Velho Pankararu,
* Comissão de Juventude Indígena de Pernambuco – COJIPE
* Fórum das Juventudes de Pernambuco – FOJUPE

Da redação com texto do povo Xukuru e fotos dos grupos de Whatsapp

Geraldo Majela

Deixe um comentário