DestaqueReligião

Reflexao da Aemana Segunda-feira, 23 de novembro Deus capacita

De modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. 1 Coríntios 1:7

Já vi muita gente entrar em desespero diante do desafio de fazer alguma coisa na igreja. Às vezes, o pedido precisa ser repetido diversas vezes e de muitas maneiras para que a pessoa aceite a incumbência. No entanto, por mais resistente e temerosa que a pessoa esteja, quando vai realizar a atividade pedida, se sai muito bem. Isso ocorre porque Deus nos capacita e abençoa nossos melhores esforços. Nenhum de nós tem qualificações suficientes para realizar a obra de Deus se não receber uma capacitação especial.

Qualquer atividade na igreja pode ser extremamente desafiadora. Muitos preferem agir como Moisés e apresentar mil desculpas para fugir da responsabilidade. Porém, se o Senhor o chama para realizar determinada tarefa, pode estar certo de que Ele vai capacitá-lo.

Quando você sabe quais são seus dons, fica mais fácil cumprir o chamado de Deus. Simples assim: se lhe pedirem para fazer algo para o qual não tem o dom, você deve simplesmente dizer que não pode fazer aquilo, porque não tem capacitação. Mas, se tem o dom, você é a solução do problema.

Por exemplo, eu não canto nem toco nenhum instrumento. Se me pedirem para cantar na igreja, é muito fácil dizer “não”. Cantar não tem a ver com minhas habilidades naturais, meus interesses pessoais nem minha experiência de vida. Eu sei que esse não é um chamado de Deus para mim. Mas, se me pedirem para pregar ou ensinar, isso está de acordo com as minhas habilidades, talentos e dons. Só vou dizer “não” se a minha agenda não permitir.

Referindo-se aos dons espirituais, o apóstolo Paulo escreveu: “Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo” (1Co 12:4). E depois de mencionar vários dons, Paulo arrematou dizendo que o Espírito Santo é soberanamente responsável pela distribuição. O poder não está no dom nem na pessoa que o exerce, mas no Espírito Santo que o concede. A ênfase está no Doador e não no dom ou no receptor.

É Deus quem chama; é Deus quem capacita. Os dons são uma indicação de que Deus pode estar chamando você. Em geral, o chamado divino coincide com os dons recebidos. E, quando não coincide, Ele soberanamente capacita quem foi chamado. Existe alguma situação em sua vida que indica claramente um chamado de Deus para você? Só há uma resposta que Ele aceita!

Geraldo Majela

Deixe um comentário