DestaquePesqueira

Atrações confirmadas para o maior e melhor Carnaval do interior pernambucano: “O CARNAVAL DE PESQUEIRA 2023”

A prefeitura Municipal de Pesqueira através da Secretaria de Turismo e Cultura, divulgou nesta quinta-feira (26) na coletiva de imprensa oficial, a grade de atrações do maior e melhor Carnaval do interior pernambucano:

“O CARNAVAL DE PESQUEIRA 2023”.

O Carnaval de Pesqueira acontecerá de 16 a 21 de fevereiro, e algumas atrações já estão confirmadas.

Na quinta-feira dia 16 o Trio e Banda Asas da América abrirá o Carnaval no Polo Prado e o Arrastão da Juventude sairá na sexta-feira dia 17, com a banda Saiddy Bamba.

No palco principal, as atrações confirmadas até agora serão: João Gomes na sexta-feira dia 17, Grupo Revelação no sábado dia 18 e Dilsinho na segunda-feira dia 20.

Com todas as honras, o cantor e compositor Sérgio Amaral que nos deixou no mês passado, será o homenageado deste ano. Sérgio comandou o bloco do “Lira da Tarde” por 40 anos, e ao todo são 250 agremiações que estão cadastradas pela prefeitura de Pesqueira, contando as troças e blocos públicos.

O município de Pesqueira tem um nome popular para a festa do Momo:

“Carnaval dos Caiporas”.

No folclore brasileiro, caipora era a figura responsável por afastar os caçadores e seus cães das florestas e considerada, assim, protetora dos animais e guardiã das matas.

Em 1962, João Justino criou a troça carnavalesca, “Os Caiporas”, formada por mulheres, crianças e homens que desfilam disfarçados, e que transformou o que era assustador numa grande diversão, que começa com a confecção das fantasias, que são feitas com sacos de estopa pintados, mas nem por isso elas deixam de ser sofisticadas.

Os personagens são conhecidos pela irreverência. Vestem-se com calça, paletó, camisa de manga comprida e gravata, que são fundamentais, e depois colocam a máscara de estopa que cobre da cabeça a cintura. Antigamente o intuito era assustar as crianças, mas hoje só os cachorros têm medo quando passam as figuras da folia pesqueirense.

A energia observada nos caiporas vem do fato de grande parte dos foliões que se fantasiam do personagem serem crianças ou adolescentes.

 Da redação.

Geraldo Majela

Deixe um comentário