DestaquePesqueira

Pesqueira tem dia dedicado ao movimento Maio Amarelo com ações de educação de trânsito

Novas ações do Maio Amarelo, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), chegaram a Pesqueira (215 km do Recife), com programação educativa e atendimento à população, ontem (dia 9). Na cidade, ocorreram atividades com estudantes, blitz instrutiva com motoristas e motociclistas, distribuição de material informativo, além do Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimentos externos. O Maio Amarelo é um movimento voltado para conscientizar a sociedade para práticas seguras no tráfego de veículos, que, este ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”. A programação vai até o final do mês em todas as regiões do estado.

Na Escola Municipal Irmã Zélia de Nicácio, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-PE realizou contação de histórias, jogos educativos voltados para estimular o cumprimento às leis de trânsito e um comportamento seguro. Também foram repassados ensinamentos condutas corretas como respeitar as vagas prioritárias, faixas de pedestres, corredores de ônibus, ciclofaixas, além dos cuidados com os equipamentos de segurança.

A atividade reuniu em torno de 50 alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental I. Também participaram pessoal administrativo, professores, colaboradores do educandário e o integrante do programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), Arthur Félix. Ainda esteve presente durante a programação, o diretor de trânsito de Pesqueira, Sargento Roberval Paes e representantes da Guarda Municipal, Operação Lei Seca e o Tiro de Guerra do Exército.

Com os agentes da Fiscalização de Trânsito, a mobilização foi direcionada a motoristas e motociclistas que circulavam pela Praça Dom Lopes, Centro. No local, foram feitas abordagens com recomendações para evitar o uso de álcool e dirigir e usar celular enquanto conduz veículos. Também houve orientações sobre limites de velocidade, uso do cinto de segurança, cuidados no transporte de crianças, respeito ao pedestre, ciclistas e vagas preferenciais.

Moradores do município e região puderam ainda, usufruir dos serviços do órgão de trânsito. No Detran Itinerante, que possui guichês equipados com computadores e acesso à Internet, foi possível acompanhar solicitações, agendar serviços, verificar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), abrir protocolos, imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), além de obter informações e tirar dúvidas relativas a veículos e habilitação.

Em Pernambuco, a abertura do Maio Amarelo aconteceu no dia 2, no Segundo Jardim de Boa Viagem, com dias de cidadania e educação no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção. Em 2023, a campanha completa 10 anos de ações que chamam a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas.

Este ano, o Detran-PE conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da Universidade de Pernambuco (UPE), Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Operação Lei Seca (OLS), Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e Yamaha. Para toda a campanha, o Detran-PE conta ainda com a parceria de diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

🗞️ Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)

Geraldo Majela

Deixe um comentário