DestaquePesqueira

ALDEIA VILA DE CIMBRES RECEBE PROGRAMA ELEITORA E ELEITOR DO FUTURO

📸 Aldeia Vila de Cimbres, localizada em Pesqueira, no Agreste pernambucano, recebe o ‘Programa Eleitora e Eleitor do Futuro’ - Divulgação/ TRE-PE

É a primeira vez que o projeto aconteceu em uma aldeia indígena do Estado

A aldeia Vila de Cimbres, localizada em Pesqueira, no Agreste pernambucano, terra do povo Xukuru do Ororubá, recebeu o ‘Programa Eleitora e Eleitor do Futuro’, da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). É a primeira vez desde a sua criação, em 2006, que o projeto acontece em uma aldeia indígena do Estado.

O evento ocorreu na última quinta-feira (15), na quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Intermediária Monsenhor Olímpio Torres e foi uma edição recheada de simbolismo, com rituais sagrados, apresentações musicais, de teatro e de dança pelos estudantes, junto com o trabalho da EJE de conscientizar os estudantes da importância do voto consciente.

“Fiquei impressionado com o nível de politização dos estudantes e da comunidade de uma forma geral. Foi um aprendizado, para nós, sobre o modelo de organização do povo Xukuru do Ororubá e sobre sua cultura. Saímos daqui com a sensação de dever cumprido”, disse o presidente do tribunal, desembargador André Guimarães.

O desembargador acompanhou esta edição do ‘Eleitora e Eleitor do Futuro’ junto com a desembargadora eleitoral Virgínia Gondim, diretora da EJE/PE; o desembargador eleitoral Dario Rodrigues, vice-diretor da EJE; e o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.

“Essa foi a primeira edição do programa numa comunidade indígena, mas é a primeira de muitas. Pretendemos levá-lo a outros territórios e aldeias indígenas do estado”, afirmou a diretora da EJE/PE, Virgínia Gondim.

O início desta edição do ‘Eleitora e Eleitor do Futuro’ foi marcado por um ritual sagrado do povo Xukuru do Ororubá, comandado pelo cacique Marcos Xukuru, líder do povo indígena; pela mãe Zenilda, viúva do cacique Chicão, morto na década de 1990 em razão dos conflitos com posseiros no hoje território demarcado pertencente ao povo indígena; e pelo líder Chico, responsável pela gestão da Escola Monsenhor Olímpio Torres. Uma invocação aos antepassados encantados e à força da mãe natureza para guiar os caminhos do evento e dos presentes foi realizada.

Em seguida, após a fala de boas-vindas do cacique Marcos, os estudantes realizaram apresentações de teatro, dança, e contação de histórias sobre as origens e luta dos Xukurus e poesia, com a participação de alunos e alunas do ensino fundamental ao ensino médio.

Passada as apresentações, o coordenador da EJE, Eduardo Japiassú, e o servidor Henrique Pereira, realizaram uma exposição sobre a importância do voto consciente, o sistema eletrônico de votação; a divisão dos poderes, e como é importante a participação de todos e todas para a melhoria da vida em comunidade.

Unidade móvel do TRE
Ao final, o presidente André Guimarães e a diretora da EJE, Virgínia Gondim, agradeceram a acolhida e reafirmaram o compromisso da Justiça Eleitoral de uma aproximação cada vez maior com as comunidades indígenas do Estado. O presidente, inclusive, anunciou durante o evento, que a unidade móvel do TRE – um ônibus preparado para os eleitores e eleitoras tirarem seus títulos e resolverem suas pendências com a Justiça Eleitoral – será levado para Vila de Cimbres em data a ser agendada com as lideranças locais, a Corregedoria do TRE e o Cartório Eleitoral de Pesqueira.

‘Programa Eleitora e Eleitor do Futuro’
O ‘Programa Eleitora e Eleitor do Futuro’ prevê ações que têm como objetivo capacitar e mobilizar o contingente de jovens e futuros eleitores do Estado de Pernambuco ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado.

Essas ações poderão ser solicitadas por escolas públicas e particulares do estado e serão atendidas por servidores da Justiça Eleitoral, devidamente capacitados a realizarem essas atividades com os alunos das respectivas instituições de ensino. Todas as solicitações serão analisadas e atendidas de acordo com a disponibilidade da agenda deste Tribunal Eleitoral.

Para solicitar o ‘Programa Eleitora e Eleitor do Futuro’ na escola, o responsável poderá ligar para o número (81) 3194-9216.

🗞 Por Blog da Folha
📸 Aldeia Vila de Cimbres, localizada em Pesqueira, no Agreste pernambucano, recebe o ‘Programa Eleitora e Eleitor do Futuro’ – Divulgação/ TRE-PE
Geraldo Majela

Deixe um comentário