Saúde

ANSIEDADE: COMO CONTROLAR? VEJA 14 DICAS EFICAZES!

A ansiedade pode desencadear uma série de problemas no corpo e na mente, por isso, é fundamental encontrar meios eficazes de controlá-la.

Todos os dias, somos expostos a diversas situações que podem causar ansiedade. A entrevista de emprego, a apresentação de um projeto, uma prova importante ou mesmo a necessidade de falar em público podem causar essa sensação de nervosismo, e isso é normal.

Ansiedade é um estado de apreensão ou medo, em que o indivíduo vivencia desconforto físico e psíquico, angústia e aflição. Na maioria das vezes, ela tem início na infância ou adolescência, mas também há casos em que ela só começa na fase adulta.

14 dicas para controlar a ansiedade do corpo e da mente:

1. Identificar o problema é o primeiro passo
2. Controle a respiração
3. Pratique exercícios físicos
4. Diminua o estresse do dia a dia
5. Fuja dos pensamentos negativos
6. Concentre-se no momento presente
7. Invista no autoconhecimento
8. Dedique tempo para se cuidar
9. Pratique a autoconfiança
10. Cuide da qualidade do seu sono
11. Cuide da alimentação
12. Tenha um hobbie
13. Mude a perspectiva
14. Respeite suas limitações

Existem indícios que sugerem alguém em estado de ansiedade. É preciso observar as reações e sua intensidade. Dessa forma você vai saber se é algo momentâneo ou se deve tomar providências. Veja os principais:

Preocupação excessiva;
Medo constante;
Insegurança;
Suor excessivo;
Taquicardia;
Perfeccionismo;
Tonturas e vertigens;
Sensação de falta de ar e dificuldade para respirar;
Cansaço frequente;
Náuseas;
Tremores;
Tensão muscular;
Dificuldade para dormir.

Se a pessoa se sente ansiosa ao ponto de isso interferir na sua rotina diária e no seu bem-estar, é fundamental realizar consulta com um psicólogo ou psiquiatra. Mas, antes que se torne um problema maior a ponto de precisar da ajuda de especialistas é possível amenizar com algumas condutas.

De acordo com publicação da Vittude, “o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é considerado patológico, comprometendo a saúde física e emocional. As preocupações e medos passam a se tornar constantes e irreais, ultrapassando os perigos verdadeiros”.

Geraldo Majela

Deixe um comentário