Pesqueira

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA COM O PRÉ-CANDIDATO GLEYBSON DO SINDICATO

Entevista: Gleybson do Sindicato

Nome: Wellington Gleybson Maciel Neves

Idade: 37 anos

Naturalidade: Pesqueira – PE

Ocupação atual: Secretário Executivo da Agricultura Familiar de Pernambuco

Partido atual: PT

Eleições que já concorreu:  para vereador de Pesqueira em 2012 e 2016

Cargos públicos ocupados: Assessor Especial Prefeitura de Pesqueira

  • Pergunta 01: Por que é pré candidato(a) a prefeito(a) de Pesqueira?

Resposta: O meu partido, o Partido dos Trabalhadores, está apenas começando a discutir as eleições do próximo ano. Discutimos que nesse atual cenário pode ser importante que o PT venha a ter uma candidatura própria em Pesqueira. E nessa discussão meu nome foi colocado e está à disposição do partido para isso. Mas vamos fazer essa discussão com calma, sem atropelos, discutindo o que é melhor para o município.

  • Pergunta 02: Pesqueira é um município complexo, com problemas muito peculiares. Na sua opinião, quais seriam, numa possível gestão, as prioridades 01 e 02?

Resposta: Os governos do PT sempre tiveram como prioridade governar para os pobres. Como Lula sempre disse: é preciso colocar o pobre no orçamento. Foi assim que o presidente Lula governou o Brasil e retirou milhões de pessoas da miséria e da pobreza. E é isso o que queremos para Pesqueira. Então, nossa prioridade nº1 é criar e fortalecer ações e programas de combate a miséria e a pobreza, que estão voltando a crescer em Pesqueira e no Brasil inteiro. E a segunda é criar e fortalecer espaços democráticos na administração municipal. Ninguém melhor que o povo sabe quais são os problemas do povo. Então, ele precisa ser ouvido e consultado sempre pela gestão municipal. É preciso governar sempre junto com o povo, como fez o presidente Lula.

  • Pergunta 03: Qual sua opinião com relação ao governo Paulo Câmara (PSB) e como pretende se relacionar com o Palácio do Campo das Princesas em caso de uma possível gestão?

Resposta: Eu tenho uma ótima relação com o governador Paulo Câmara. Como todo mundo sabe faço parte hoje do governo dele, como Secretário Executivo Estadual de Agricultura Familiar. E tenho muito orgulho de estar contribuindo hoje com o governo para fortalecer a Agricultura Familiar em todo o estado de Pernambuco. E pretendo, caso venha a ser prefeito de Pesqueira, me relacionar com o governo do estado da melhor forma possível. Se eu vier a ser eleito prefeito uma das minhas primeiras medidas será procurar o governador para uma reunião e discutir com ele projetos para o desenvolvimento econômico e social de Pesqueira e pensar parcerias entre o governo do estado e a Prefeitura.

  • Pergunta 04: Como avalia atualmente o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL)?

Resposta: Nós sabíamos e denunciamos durante o período eleitoral que o governo Bolsonaro seria um desastre. Mas ele tem conseguido se sair ainda pior que o esperado. É um governo que odeia os pobres, odeia e persegue o Nordeste. Um governo que só governa para atender os interesses dos mais ricos, como no caso da Reforma da Previdência. É um governo que se ocupa em tentar destruir tudo aquilo que Lula e Dilma fizeram de bom para o nosso povo. Está destruindo a Educação, a Amazônia, nossos direitos. Enfim, é uma verdadeira tragédia nacional. Mas eu tenho esperança no povo brasileiro e sei que nós vamos superar essa tragédia, como já superamos outra. Mantenho minha esperança de que Lula será libertado e será novamente Presidente da República e vai reconstruir novamente o Brasil que nós queremos, como aliás, ele já fez uma vez.

Aponte abaixo um problema existente no município e uma proposta para cada um dos temas (a proposta não precisa estar diretamente ligada ao problema):

  • Educação: precisamos melhorar os salários dos professores, garantir o cumprimento da Lei do Piso, criada por Lula. E melhorar a estrutura de nossas escolas.

 

  • Saúde:nós precisamos melhorar o atendimento de nosso hospital, mas principalmente, cuidar das pessoas antes delas ficarem doentes. E para isso, é necessário ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde, os antigos postos de saúde, especialmente na zona rural.

 

  • Trânsito: o trânsito de Pesqueira precisa ser melhor organizado. Nessa área precisamos investir principalmente na Educação no Trânsito, para todas as idades, motoristas e pedestres. Precisamos de uma forte conscientização da população sobre a importância de todos respeitarem as leis do trânsito.

 

  • Eventos/Festas: precisamos investir em lazer e cultura. Não só em festas, mas é preciso valorizar o ano inteiro nossos grupos musicais, agremiações carnavalescas e outros grupos culturais do município. Precisamos ter espaços o ano inteiro para que esses grupos se apresentem. E obviamente, precisamos também garantir que as principais festas do município, como a Festa da Renascença, o Carnaval e outras, aconteçam de forma cada vez mais organizada e ampliada. Que sejam boas para o nosso povo, assim certamente atrairão turistas. Nessa área temos a preocupação também de resgatar a grandiosidade de nossos festejos juninos.

 

  • Zona Rural: a população da zona rural quer, precisa e tem direito a ter acesso aos meus serviços que são oferecidos à população urbana. Precisamos ter melhores estradas na zona rural, ampliar o atendimento à saúde lá para que essa população não tenha que se deslocar até a sede do município para coisas simples. Ampliar as opções de lazer na zona rural, com cultura, esporte e outras atividades. Enfim, fazer com que todos os serviços e ações da Prefeitura cheguem na zona rural.

 

  • Emprego/Renda:Pesqueira já foi uma cidade industrial, mas isso não significou na época que a população pobre vivia melhor. Nosso grande desafio é garantir o desenvolvimento econômico, gerando e distribuindo renda e emprego. Eu acredito que a Prefeitura pode incentivar a criação de pequenas cooperativas de queijo, doce, renda, entre outros produtos, e apoiar as que já existem. Essa é uma ação que comprovadamente pode gerar muitos empregos e renda para nossa população.

 

  • Turismo: Pesqueira tem uma vocação turística muito forte. Infelizmente, ainda pouco desenvolvida. O turismo religioso pode ser muito mais forte do que já é, o turismo ecológico, o turismo das festas e eventos. Nós precisamos organizar melhor isso, garantir uma boa divulgação fora do município de nossas belezas naturais, de nossas festas e investir na capacitação técnica de pessoas para trabalhar nas atividades relacionadas a isso (guias, garçons, artistas, donos de estabelecimentos). Essa é outra possibilidade importante, inclusive, de geração de emprego e renda.

(Foto cedida pelo pré-candidato.)

Geraldo Majela

Deixe um comentário