Pesqueira

Artigo povo Xukuru. COM A ESPERANÇA NA MUDANCA, O POVO AVANÇOU

Eita que essas eleições irão deixar muitas lições para todos nós de Pesqueira. Como algo nunca visto na história desta cidade, por diversos aspectos, que precisam e devem ser abordados.

A eleição de uma liderança indígena, como a do Cacique Marcos Xukuru, genuíno filho da terra, que pela primeira vez na história de Pesqueira, de Pernambuco e a segunda vez no do Brasil, vai ser prefeito de uma cidade. Isso é um feito histórico nos espaços de poder do município, que precisa ser ressaltado e comemorado.

Foi uma luta muito grande, mas de desiguais nessas eleições. A máquina pública municipal foi usada e abusada, como nunca em eleições. Tudo fizeram escancaradamente, sem o mínimo pudor.

Com o apoio do Senador Fernando Bezerra Coelho, líder do Governo Bolsonaro no Senado, o uso da máquina do governo federal, através da CODEVASF foi algo nunca visto em eleições no município.

O que foi gasto com rios de dinheiro foi descomunal. Botaram “pra moer” sem pena no município. O que saiu de Fakenews foi um absurdo! De preconceitos nem se fala, de tentativa de decidir a eleição no tapetão, com a ação de impugnação foi surreal, do envio ilegal de mensagem em massa de fora do Brasil, não foi brincadeira.

Pense numa vitória suada, de muito sofrimento, custosa e de muita luta foi essa, para quem defendeu o nome do Cacique até o fim. Foi muita pressão e perseguições por todos os lados, possíveis e imagináveis, com toda a força, até o último fio de cabelo.

O que puderam fazer, fizeram sem dó, sem piedade e sem limites. Não existia o escopo legal que deveria ser respeitado. Perder as eleições não era admitido em hipótese alguma, não estava no dicionário, nem que para isso, lançassem mão de todo um arsenal de ilegalidades que foram praticadas durante as eleições.

O medo de perder o controle da máquina era uma coisa impressionante, que chamava a atenção. Porque só sabem fazer política com muito dinheiro e com o uso desmedido da máquina pública.

Os contratos temporários do município, as funções gratificadas e os cargos comissionados, pareciam verdadeiros cabos eleitorais. Nunca foi visto isso antes, de forma tão acintosa, como foi nessas eleições. O uso da máquina pública foi algo vergonhoso e descomunal.

Mesmo diante desse conjunto de absurdos, que foram verificados no processo eleitoral em Pesqueira, o povo atestou que queria mudança de verdade. Que a fadiga de material do grupo que está no poder, era inconteste e que não dava mais para adiar.

ENTÃO, NOVAS PÁGINAS SERÃO ESCRITAS NOS ANAIS DA HISTÓRIA: A ESPERANÇA PELA MUDANÇA, VENCEU O MEDO, O DESESPERO E A ARROGÂNCIA DO ATRASO, COM A VITÓRIA DO CACIQUE MARQUINHOS EM PESQUEIRA.

FORÇA SEMPRE!
DIGA AO POVO QUE AVANCE!

autor: Pesqueirense Xukuru aos pés da Serra do Ororubá

Geraldo Majela

Deixe um comentário