Agreste

Céu de Pesqueira está amanhecendo com tons de vermelho e rosa, este fenômeno está deixando muitas pessoas intrigadas deixando um mistério no ar, mas tem uma explicação, confira abaixo:

Espalhamento dos raios solares e inclinação do sol ao amanhecer explicam as cores diferentes do céu.
Segundo meteorologistas, é um efeito de ótica a tonalidade do céu, causado por conta do “espalhamento” dos raios solares. Por volta das 7h, as cores já estavam as habituais.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) explicou que, quando o sol nasce e se põe, os raios “viajam” por mais moléculas de gases da atmosfera do que ao longo do dia. Essa “massa extra” de gás faz com que haja um maior espalhamento dos raios solares nos espectros de maior energia, como o violeta e o azul.
O composto de gases da atmosfera, como nitrogênio e oxigênio, água e materiais particulados também contribuem para dar uma coloração diferente na atmosfera. Por exemplo, em dias mais secos, o céu fica mais azulado, enquanto em dias úmidos, o céu fica mais esbranquiçado, apontou a Apac.
No caso do amanhecer avermelhado, a tonalidade é explicada pelo espalhamento dos raios solares na atmosfera, pela inclinação do sol ao amanhecer e pela quantidade de materiais particulados em suspensão na atmosfera.
Da redação com o g1 PE.
Fotos extraídas dos grupos de WhatsApp.
Geraldo Majela

Deixe um comentário