DestaquePesqueiraPrefeitura

MOSTRA MEMORIAL DO CARNAVAL DE PESQUEIRA

Em mais um ano de pandemia, atmosfera do Carnaval de Pesqueira é exposta em Memorial. A exposição é gratuita e opção para reviver momentos da folia. O Memorial do Carnaval promove um espaço de fortalecimento da cultura e também é uma oportunidade para manter acesa a chama do folião, que desfila nos quatro dias de festa pelas principais ruas de Pesqueira.

O espaço, abriga histórias, curiosidades e acessórios importantes do Carnaval de Pesqueira. O calor da rua é sentido pelos visitantes através dos elementos visuais, que estão distribuídos em oito espaços, contemplando ícones, a exemplo do Lira da Tarde com mais de 80 anos, a Centenária Cambinda Velha, Os Cangaceiros, A Turma da Velha Guarda, Os Caiporas, Escolas de Samba, entre troças, brincantes e personagens carnavalescos. .

A iniciativa foi idealizada através da Fundação de Cultura Zeferino Galvão e apoiada pela Secretaria de Turismo e Cultura dado à diversidade e riqueza cultural em que a folia momesca representa e que resiste há mais de séculos. Socorro Marinho, presidente da Fundação de Cultura Zeferino Galvão reforça a alegria em entregar aos pesqueirenses mais esse sonho. “Estamos empolgados e orgulhosos em conduzir esse projeto tão importante, queremos contar parte da história dessa festa que muitos não viveram”, destacou.

A abertura do evento aconteceu na sexta-feira (18), às 18h, na sede da Secretaria de Turismo e Cultura.

Covid-19

Diante do grande avanço dos casos de Covid-19 no país inteiro, a organização reforça a importância dos protocolos de segurança, durante todos os dias da mostra. Para ter acesso ao espaço, será obrigatório o uso de máscaras e apresentação do cartão de vacinação.
Estrutura
– Hall de entrada: Carnaval dos Caiporas;
1. Sala: Carnaval das Multidões com o Lira da Tarde;
2. Sala: Carnaval das Tradições – Cambindas, Cangaceiro e Turma da Velha Guarda;
3. Sala: Carnaval e suas influências – Escolas de Samba;
4. Sala: Eu e Você no Carnaval com fotografias de diversos foliões;
5. Sala: Carnaval Centenário com a Banda de Música e compositores;
6. Sala: Carnaval da criatividade com os estandartes dos blocos e agremiações;
– Hall da Fama: Troças Carnavalescas de Pesqueira.

Endereço para visitação:

O memorial está localizado na Rua Adalberto de Freitas, S/N, Centro, antiga Cadeia Velha, em frente ao prédio da Cabo X. A visitação está aberta ao público de domingo a domingo das 14h às 20h, a partir do dia 18/02 e segue até 18 de março. As portas também estarão abertas nos dias de carnaval: quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e terça (24 a 01/03), no mesmo horário dos outros dias.

O acesso é gratuito e está aberto para qualquer público.

Geraldo Majela

Deixe um comentário