Religião

PADRE AIRTON VOLTA PARA UTI E RECEBE MARCA-PASSO PROVISÓRIO UMA SEMANA APÓS CIRURGIA NO CORAÇÃO

📸 Foto: Reprodução/TV Globo

Religioso está internado no Real Hospital Português, no Recife, desde 23 de julho. Ele está preso preventivamente e é réu em dois inquéritos sobre estupro e outros crimes sexuais contra fiéis.

O padre Airton Freire, que passou por uma cirurgia para trocar a válvula aórtica em 14 de agosto, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã do domingo (20).

Preso preventivamente e réu em dois inquéritos sobre estupro e outros crimes sexuais contra fiéis, o religioso de 67 anos “teve uma grave intercorrência” e voltou para a UTI, de onde tinha saído em 16 de agosto. Ele recebeu um marca-passo provisório.

“No domingo, [Padre Airton] teve um bloqueio atrioventricular total, uma complicação possível nesse tipo de cirurgia e que, no caso do religioso, obrigou a instalação de um marca-passo provisório a fim de garantir o funcionamento do coração e a consequente manutenção da vida”, disse a assessoria de imprensa dos advogados de defesa dele.

A cirurgia do Padre Airton durou quatro horas e foi realizada pelos médicos Fernando Moraes, Eduardo Pessoa de Melo, Eugênio Albuquerque e Marcos Magalhães.

“Devido à complicação, a equipe médica avalia se ele precisará da implantação de um marca-passo definitivo a fim de garantir sua sobrevivência. O quadro demonstra que o padre Airton Freire precisa de cuidados especializados por correr riscos sérios de morte se voltar ao ambiente prisional. É o que mostram os laudos médicos que serão encaminhados ao Poder Judiciário”, afirmou a assessoria.

A defesa do religioso também declarou que “o religioso é alvo de uma prisão preventiva injusta e desumana”.

🗞️ Por g1 PE

📸 Foto: Reprodução/TV Globo
Geraldo Majela

Deixe um comentário