DestaquePesqueira

INSS CONCEDE MAIS DE 100 BENEFÍCIOS PARA INDÍGENAS XUKURUS AQUI EM PESQUEIRA

Trabalho levou ainda serviços de orientação e educação previdenciária para a aldeia

Terminou na última sexta-feira (29) mais uma ação do projeto Previdência para Todos, no município pernambucano de Pesqueira. Ao longo da semana foram concedidos cerca de 100 benefícios a indígenas xukurus, entre aposentadorias, salários-maternidade e pensões por morte. O projeto é uma iniciativa da Superintendência do INSS no Nordeste que destacou uma equipe de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Gerência-Executiva Garanhuns (PE). Também foram oferecidos serviços de orientação e educação previdenciária.

O trabalho presencial do INSS na aldeia começou no final de agosto e durou dois dias. A demanda cresceu e foi necessário o retorno para novos atendimentos. “Chamou atenção a falta de conhecimento a respeito dos direitos que possuem. Muitas mulheres com filhos crescidos ainda não tinham dado entrada no salário-maternidade. Vimos uma carência a respeito dos direitos que possuem, erros na formalização de processos por falta de documentos. Essa ação do projeto possibilitou muitos reconhecimentos de direitos”, avalia o gerente-executivo, Paulo Parísio.

Para manter uma aproximação e como consequência da ação, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a associação dos indígenas xukurus da Aldeia Santa Maria. “Agora eles estão assistidos e contam com treinamentos e capacitações permanentes. Isso é fruto desse olhar da Previdência para os indígenas e quilombolas”, acrescentou o gestor. Por meio do acordo, as instituições parceiras podem realizar, em nome dos beneficiários associados, orientação, instrução e preparação de requerimentos de serviços previdenciários e assistenciais, para posterior análise do INSS.

Aldeia Xukuru – os registros da existência datam do século XVI. Estão distribuídos em quase 30 aldeias no município de Pesqueira e são separados pelas etnias Ororubá e Cimbres, e é considerada a maior população indígena de Pernambuco. Autodenominam-se Xucuru do Ororubá, para distinguir-se do povo Xucuru-Cariri de Alagoas.

🗞️ Instituto Nacional do Seguro Social

Geraldo Majela

Deixe um comentário