Agreste

CÂMERAS DE RECONHECIMENTO FACIAL PODEM IDENTIFICAR CERCA DE 15 MIL CRIMINOSOS NO CARNAVAL, DIZ GOVERNO

Pernambuco vai utilizar pela primeira vez tecnologia de reconhecimento facial durante o carnaval. De acordo com o governo, essas câmeras, que estarão em pontos estratégicos, podem identificar cerca de 15 mil criminosos com mandados de prisão em aberto no estado.

A informação, que tinha sido adiantada pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foi detalhada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (30), no Centro do Recife. Na ocasião, também foram divulgados números de reforço no policiamento para o período do carnaval.

Ao todo, o estado vai ter 67.842 plantões extras de policiais e demais funcionários da segurança pública. Esse número é 10,2% maior que o da folia em 2023.

Neste ano, o estado não vai contar com câmeras de videomonitoramento da SDS, já que o governo desligou os 358 equipamentos estaduais. Para tentar suprir a falta, o estado vai usar câmeras das prefeituras e, além disso, comandantes de patrulhamentos da Polícia Militar vão utilizar câmeras corporais. São 187 unidades, que foram adquiridas em 2023.

De acordo com a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro, que é presidente do Grupo de Trabalho da operação de carnaval, há cerca de 16 mil mandados em aberto no estado. Desses, aproximadamente 15 mil foram inseridos no sistema que vai identificar os suspeitos por meio de reconhecimento facial.

Sobre as câmeras corporais, segundo a secretária, todas as equipes de patrulha terão uma delas. As unidades devem ser utilizadas pelo comandante da guarnição. No Galo da Madrugada, serão mais de 100 unidades simultaneamente.

Entretanto, as imagens não serão transmitidas em tempo real, e serão gravadas para posteriormente serem descarregadas no 17º Batalhão da PM. Além disso, nem todas serão utilizadas ao mesmo tempo, devido à rotatividade das tropas.

No período do carnaval, serão 67.842 jornadas extras de trabalho. Isso significa mais de 67 mil escalas para além do efetivo já empregado de forma ordinária. O valor investido nesses plantões extras é de R$ 12,2 milhões, segundo a SDS.

🗞️ Por: g1 PE
📸 Foto: Iris Costa/g1

Geraldo Majela

Deixe um comentário