Pernambuco

POLICIAIS CIVIS DE PERNAMBUCO ANUNCIAM PARALISAÇÃO DURANTE O CARNAVAL

Os policiais civis de Pernambuco anunciaram que irão paralisar as atividades a partir da próxima sexta-feira (9), véspera da data oficial do carnaval. O comunicado foi feito após uma reunião entre o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) e representantes do Governo do Estado no final da tarde desta terça-feira (6), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

Cerca de 3 mil policiais civis realizaram um protesto, saindo da sede do sindicato, localizada na Rua Frei Cassimiro, no bairro de Santo Amaro, até o Palácio do Campo das Princesas. O ato reuniu policiais legistas, papiloscopistas, delegados, comissários e escrivães. Este protesto já estava previsto desde o dia 23 de janeiro, quando foi anunciada uma paralisação de 24h por parte dos agentes da polícia.

A categoria alega falta de estrutura para trabalhar, equipe reduzida e salário não compatível com a profissão.

De acordo com o Sinpol, por conta da paralisação, as atividades do Instituto de Medicina Legal (IML) também serão afetadas. No IML, o trabalho é prestado por peritos e médicos legistas.

De acordo com o presidente do sindicato, Pernambuco deveria contar com 11 mil policiais civis, mas possui apenas 5.300, sendo que destes, 1.400 estão prestes a se aposentar.

Os policiais civis do estado fizeram uma paralisação de 24h e cruzaram os braços no dia 24 de janeiro após o resultado de uma reunião com representantes do Governo não agradar a classe. A paralisação foi intitulada de “Operação Padrão” e atingiu todas as atividades compreendidas ao exercício da função dos policiais civis.

Neste protesto, as atividades do ILM foram afetadas e ficaram mais lenta, pois os agentes da polícia impediram a saída dos corpos e colocaram um caixão em frente ao instituto. Nesta paralisação, a categoria saiu da reunião do Palácio do Campo das Princesas insatisfeita e prometeu continuar se mobilizando para cobrar do Poder Executivo melhorias à categoria.

🗞️ Por: Diário de Pernambuco
📸 Foto: Adelmo Lucena/DP

Geraldo Majela

Deixe um comentário