Pernambuco

NOVO PROGRAMA OFERECE CARTEIRA DE MOTORISTA DE GRAÇA PARA QUEM TRABALHA NO CAMPO; SAIBA COMO SE INSCREVER

Uma oportunidade de obter a primeira carteira de motorista para tocar a vida no campo.

Esse é o objetivo do Programa CNH Rural, do Governo do Estado, que vai proporcionar aos trabalhadores rurais a chance de tirar a habilitação de forma gratuita. A iniciativa foi lançada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), em visita ao município de Carnaubeira da Penha, no Sertão do Estado. A chefe do Executivo ressaltou que a ação vai beneficiar 20 mil agricultores e agricultoras do interior pernambucano.

Como fazer

Os interessados já devem se inscrever pelo site do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), por meio do endereço eletrônico www.detran.pe.gov.br.

O cadastramento segue até o dia 6 de abril. Para ser um beneficiário, os interessados devem cumprir as etapas para o processo de primeira habilitação, renovação da CNH ou adição de categoria.

A portaria do Detran que disponibiliza o Programa CNH Rural já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DO), com os critérios e normas para participar da iniciativa.

O programa conta com quatro fases: inscrição, no período de 6 de fevereiro a 6 de abril; análise e seleção dos aprovados; comprovação dos documentos e dados cadastrais; e início do procedimento de habilitação.

Caso ocorram empates, os critérios de desempate seguem a seguinte ordem: mulheres agricultoras, maior número de dependentes, menor renda familiar, candidato com mais idade.

Segundo o governo, periodicamente, o Detran-PE vai publicar em seu site a lista de selecionados e o prazo para comparecimento e validação da inscrição.

A seleção terá validade até 31 de dezembro de 2026 ou quando ocupadas as 20 mil vagas, o que ocorrer primeiro.

O Detran-PE salienta que o Programa CNH Rural é destinado, exclusivamente, a agricultores e agricultoras familiares do estado de Pernambuco, que cumpram os critérios definidos, diferente do CNH Popular.

🗞️ Por: Wilson Maranhão
📸 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Geraldo Majela

Deixe um comentário